Busca Rápida

Buscando o protagonismo: II Encontro Apícola reuniu 600 pessoas em Euclides da Cunha

sexta, 11 de novembro de 2022 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Um dia cheio de aprendizado. Foi assim o II Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha, que reuniu 600 pessoas entre apicultores, palestrantes, convidados e expositores nesta quinta-feira (10/novembro).

O evento, que já se tornou referência no segmento na Bahia, é realizado pela Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e Sebrae. Este ano, além de apicultores da cidade e de toda a região, o encontro teve participantes do Maranhão, Fortaleza e Maceió, que vieram atraídos, principalmente, pela repercussão positiva do evento e pelas temáticas das palestras, como superprodução de mel, flora apícola, polinização e venda de mel com alta lucratividade.



Embora os números oficiais apontem para outros municípios da região, é de Euclides da Cunha de onde sai a maior produção de mel. Pelo levantamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, são mais de 80 toneladas do produto extraídas anualmente. Isso acontece porque apicultores de Tucano, Cícero Dantas e Ribeira do Pombal, por exemplo, trabalham com a apicultura migratória, ou seja, os apiários estão instalados nas terras euclidenses.



E foi justamente para mudar essa realidade e assumir o protagonismo que lhe é de direito que Euclides da Cunha criou o projeto SóAPIS, que está organizando a cadeia produtiva no município, gerando emprego e renda para diversas famílias. “Nós temos hoje dentro da nossa estrutura todo um projeto delineado para fazer o atendimento a esses apicultores, tanto com capacitação direcionada quanto com a infraestrutura montada para beneficiamento e direcionamento para comercialização certificada. O desafio é continuar o trabalho com esses grupos que estão hoje já organizados e os que estão surgindo para que essa atividade se torne a principal na nossa região”, explica Maria Djalma Abreu, secretária municipal da pasta.

 

Gilvandro de Macêdo é apicultor há dois anos e meio e mora na zona rural de Euclides da Cunha. Para ele, a apicultura é mais que uma fonte de renda extra, mas uma forma, também, de ajudar a proteger o meio ambiente. “É excepcional e tem me ajudado muito a ver a natureza de forma diferente, além de proporcionar uma lucratividade maior, ajudar a nossa família a crescer, e um evento como esse ajuda demais a gente a ficar motivado”, relata.

Para o Sebrae, parceiro da iniciativa, é possível fazer da apicultura local, que é bastante promissora, a atividade de maior lucratividade existente na região. “Nosso propósito é inserir Euclides da Cunha dentro do cenário nacional e na região como um dos municípios de maior potencial que nós temos na apicultura, e o papel do Sebrae consiste em fazer esse trabalho, cujo propósito maior é transformar os apicultores e profissionalizá-los”, explica Claudio Vieira, gerente da agência Sebrae no município.


O evento contou com a presença também do SENAR, sindicatos, vereadores, vice-prefeito Rubenilson Campos, secretários municipais da região e outros convidados.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DO EVENTO


Leia Também

quinta, 23 de maio de 2024
Programa Chegou Saúde ultrapassa a marca de cinco mil atendimentos

Foi na mesma comunidade de Maria Preta, onde tudo começou há um ano e meio, que o programa Chegou...

quinta, 16 de maio de 2024
Confira a lista de selecionado no edital da Lei Paulo Gustavo - Saldo remanescente

A Prefeitura publicou esta semana a lista com os classificados nos dois editais da Lei Paulo...

quarta, 01 de maio de 2024
Prefeitura divulga atrações e programação do Arraiá do Cumbe 2024

A Prefeitura de Euclides da Cunha divulgou na noite desta terça-feira, 30 de abril, as atrações...

terça, 23 de abril de 2024
Confirmado! Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

Excelente notícia! O município de Euclides da Cunha terá uma base do Corpo de Bombeiros. Os...

segunda, 22 de abril de 2024
1ª Caravana do Empreendedorismo de Euclides da Cunha acontece nesta quarta-feira (24)

Nesta quarta-feira, 24 de abril, acontece a 1ª Caravana do Empreendedorismo de Euclides da Cunha,...

quinta, 18 de abril de 2024
Lei Paulo Gustavo: Prefeitura abre novas vagas com saldo remanescente

Os agentes culturais cujos projetos não foram selecionados no edital da Lei Paulo Gustavo em...

Vídeos

Sem dúvidas, 2024 será mais um ano de grandes conquistas para Euclides da Cunha. Investimentos em todas as áreas, para todos os euclidenses.

Informativo

CONCESSÃO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos