Busca Rápida

Euclides da Cunha está testando feijão resistente a pragas e adaptável ao clima

segunda, 16 de agosto de 2021 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Não faz muito tempo, Euclides da Cunha figurava como um dos maiores produtores de feijão do Nordeste baiano. As mudanças climáticas e a invasão de pragas fizeram a cultura se enfraquecer ano após ano. Para se esquivar das incertezas e prejuízos constantes com a produção, a maioria dos produtores euclidenses deixaram o feijão de lado e vem optando somente pela plantação do milho.


Para tentar mudar essa realidade e resgatar o protagonismo euclidense na produção de feijão, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente estabeleceu uma parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e o Sebrae e criou em Euclides da Cunha uma Unidade Experimental de Feijão.


Trata-se de uma área com 1.600 m² onde foram plantadas oito cultivares diferentes de feijão, todas resistentes a pragas como o mosaico dourado e mosca branca, e muitas delas com menor período de produção. A experimentação, conforme explica os técnicos da Secretaria, envolveu o preparo do solo, plantio com adubação, capina e monitoramento de pragas, procedimentos comuns na produção do feijão. 


Segundo a secretária Maria Djalma Abreu, o objetivo é resgatar a cultura do feijão disponibilizando aos produtores euclidenses sementes de qualidade, resistentes aos maiores problemas enfrentados hoje durante a produção. “Se o produtor tiver nas mãos sementes comprovadamente resistentes a pragas e que também se adequam melhor ao clima euclidense, por exemplo, ele terá mais segurança no plantio e menos riscos, e isso o encorajará a voltar a produzir o feijão e não somente milho”, explica. Ou seja, tem tudo para dar certo.


A ideia da criação da Unidade Experimental de Feijão amadureceu durante a realização, também pela Secretaria, da palestra capacitante para produtores de grãos de Euclides da Cunha, realizada em maio, e que contou com a presença de Dr. Luís Claudio de Faria, mestre em agronomia e doutor em genética e melhoramento de plantas, além de atual pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão. É ele que hoje, inclusive, acompanha a unidade experimental do município juntamente com os técnicos da Secretaria.

No próximo dia 31 de agosto, a Secretaria promoverá um 'dia de campo' com a presença de agricultores e Embrapa, onde serão analisados os resultados dos experimentos.



PUBLICIDADE INSTITUCIONAL


Leia Também

terça, 19 de novembro de 2024
Editais Lei Aldir Blanc e Pontos de Cultura. Acesse e participe

Boa notícia para os fazedores de cultura de Euclides da Cunha. Estão abertas as inscrições para...

quarta, 13 de novembro de 2024
Prefeitura discute com ambulantes, feirantes e lojistas reestruturação das calçadas e becos da cidade

A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Indústria, Comércio,...

quinta, 07 de novembro de 2024
Biblioteca de Euclides da Cunha recebe doação de livros de escritoras euclidenses

A Biblioteca Pública Municipal de Euclides da Cunha recebeu nesta quarta-feira, 06 de novembro, 10...

quinta, 07 de novembro de 2024
Euclides da Cunha participou da Expedição pelo Sertão e Raso da Catarina para explorar atrativos com potencial turístico

De 30 de outubro a 1º de novembro, uma expedição com representantes dos municípios de...

sexta, 05 de julho de 2024
COMUNICADO - SUSPENSÃO DAS POSTAGENS - ELEIÇÕES 2024

Car@s internautas,Informamos que nossas redes sociais e site oficial vão dar uma breve pausa por...

quinta, 27 de junho de 2024
Arraiá do Cumbe reuniu mais de 250 mil pessoas durante cinco dias de festa

Mais de 250 mil pessoas passaram pela praça de eventos de Euclides da Cunha entre os dias 21 e 25...

Vídeos

Mais de 500 euclidinhos nascidos na Casa de Parto dos euclidenses. O sonho se tornou realidade e tem espalhado muito amor por todo o município. Parabéns às mamães, vida longa aos pequenos! 👩🏼‍🍼👶🏻❤❤

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos