segunda, 26 de setembro de 2022 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Chegou ao fim a 23ª edição da ExpoSertão, em Euclides da Cunha. Durante quatro dias, o evento recebeu centenas de pessoas interessadas nos diversos atrativos disponíveis.
A exposição de animais foi o local mais procurado e visitado, principalmente por famílias. Por lá era possível conhecer diversas raças de caprinos, ovinos, gado e pôneis. “A exposição está excelente, muitos animais. Eu trouxe a família para dar uma observada nos animais. Está tudo muito bom, está de parabéns”, afirmou Lucas Abreu.
As palestras e capacitações também estavam em alta na exposição e contaram com a participação de estudantes de agronomia da UNEB e alunos do curso de agroecologia de escola técnica do município, além de produtores e agricultores interessados nos temas abordados, como sucessão familiar e linhas de crédito para a produção.
Nos estandes, mostra de tecnologias e produtos ligados ao campo chamavam a atenção dos visitantes, uma oportunidade de negócio tanto para quem vende como para quem compra. “É a primeira vez que estou participando e estou gostando. O movimento está bom e o ano que vem quero participar novamente”, afirmou Maria das Graças, do povoado Campo Grande, que estava com estande de plantas e flores ornamentais.
Rui José dos Santos, produtor rural do município de Quijingue, está participando pelo quarto ano da ExpoSertão. “Ela tem uma grande importância, tanto pela venda de animais e movimenta o mercado. Feiras como a ExpoSertão é muito importante para o produtor. Um show de exposição, tudo organizado, cem por cento, premiação top, ranqueada, show a ExpoSertão”.
No sábado à noite, o leilão movimentou a exposição com o fechamento de vários negócios. Já na manhã de domingo, foi a vez da entrega das premiações e apresentação dos animais campeões. Destaque para a presença de Otílio Lins, 80 anos, e Belarmino de Souza, 91 anos, euclidenses responsáveis por realizar a primeira exposição no município em 1993. Otílio Lins, inclusive, foi o pioneiro na inserção de raças como Santa Inês, Mambrina, Bhuj e Boer em Euclides da Cunha.
Para a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Djalma Abreu, o resultado da ExpoSertão 2022 foi muito bom. “Tivemos um movimento excepcional de visitas em todas as áreas da exposição e tanto expositores quanto visitantes saíram satisfeitos. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para mais uma edição de sucesso”, disse.
A ExpoSertão 2022 contou com o patrocínio do Governo do Estado/Secretaria de Turismo e Banco do Nordeste. Além disso, o apoio do Sebrae/BA e do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foram fundamentais para que tudo ocorresse conforme o planejado.
Na amanhã do último domingo (07), Euclides da Cunha realizou o tradicional desfile cívico de 7...
Foi realizada, entre os dias 27 e 29 de agosto, a 1ª edição da INDEX – Encontro da Indústria...
A saúde de Euclides da Cunha recebeu um reforço importante: uma nova ambulância foi entregue ao...
A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início na...
Nos dias 28 e 29 de julho, foi realizada, no Teatro Antonieta Xavier no colégio CETEP, a 8ª...
Na última sexta-feira (25), a Prefeitura de Euclides da Cunha através, da Secretaria de...
Mais de 10 mil pessoas de 50 comunidades já sentiram de perto os benefícios de um programa que leva saúde para quem vive mais longe e inova na forma de cuidar dos euclidenses. 😍😍