segunda, 13 de setembro de 2021 | Secretaria da Saúde
Com a presença do prefeito Luciano Pinheiro (presidente do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Serrinha) e demais municípios, o governador Rui Costa inaugurou nesta segunda-feira a 21ª Policlínica Regional de Saúde, em Serrinha. Ela vai atender 14 municípios, incluindo Euclides da Cunha, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas.
O investimento é superior a R$ 29,1 milhões, entre obras, equipamentos e veículos. Após inaugurada, o Estado participa com 40% do custeio e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados.
Durante a sua fala, o prefeito Luciano Pinheiro lembrou as mais de 500 mil vidas perdidas para a covid-19 e, antes de agradecer ao governador e a cada prefeito, fez questão de agradecer a Deus. “Nós temos um governador que idealizou um projeto e com o apoio dos 14 prefeitos da região tornou esse sonho realidade. Esse é um projeto de mãos dadas, de parceria”.
Luciano destacou, também, a grande mudança que a policlínica vai proporcionar na vida das pessoas. “O que mais me doía no coração, governador, era quando eu via uma pessoa vender na sua roça aquilo que ela mais tinha de valioso. Às vezes, uma vaca, um carneiro para tirar R$400 para pagar uma tomografia e hoje esse cidadão vai fazer de graça aqui na policlínica”, disse.
A policlínica em Serrinha oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia, fisioterapia e ortopedia. As especialidades não médicas são farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia doppler, raio-x e tomografia.
O governador Rui Costa afirmou que outros pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser incluídos entre os serviços oferecidos pelas policlínicas. “Nós estamos zerando a fila de tomografia, de ressonância e de outros exames onde nós implantamos as policlínicas e vamos aumentando a eficiência da nossa gestão. Agora nós estamos contratando alguns procedimentos para fazer na própria policlínica. Além do diagnóstico na oftalmologia, por exemplo, como a policlínica está habilitada para pequenas intervenções, nós vamos contratar o serviço para fazer os procedimentos na própria policlínica, inclusive de catarata, para não precisar remeter o paciente para outro lugar. Então, nós vamos introduzir alguns procedimentos que podem ser feitos na própria policlínica, já que estamos com a rede montada”, disse.
Para levar os pacientes de seus municípios até a policlínica, o Governo do Estado adquiriu sete micro-ônibus com ar-condicionado e acessibilidade e quatro vans, que farão o transporte diariamente.
Além do prefeito Luciano Pinheiro, a comitiva de Euclides da Cunha contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Anderson França, Lara Maria (coordenadora da UPA), os vereadores Bolivar, Cacique Flávio, professora Norma, Neném de Diassis, Simone Matos e Adriano Reis.
Municípios consorciados: Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.
Boa notícia para os fazedores de cultura de Euclides da Cunha. Estão abertas as inscrições para...
A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Indústria, Comércio,...
A Biblioteca Pública Municipal de Euclides da Cunha recebeu nesta quarta-feira, 06 de novembro, 10...
De 30 de outubro a 1º de novembro, uma expedição com representantes dos municípios de...
Car@s internautas,Informamos que nossas redes sociais e site oficial vão dar uma breve pausa por...
Mais de 250 mil pessoas passaram pela praça de eventos de Euclides da Cunha entre os dias 21 e 25...