Busca Rápida

História

Os primeiros habitantes da região foram os índios caimbés, da tribo dos Tupiniquins. Foi desbravado por colonos vindos de regiões circunvizinhas, sobretudo de Monte Santo e Tucano, que se fixaram com suas famílias e dedicaram-se à lavoura e à criação de gado, até hoje bases da economia municipal.

O povoamento se iniciou na Fazenda Cumbe do Major, de propriedade de Major Antonino, primeiro explorador das terras do município. Os padres jesuítas, em missão de catequese pelo sertão, construíram, no local da atual vila de Massacará, uma capela, ainda de pé, e um convento, destruído pelos próprios quando foram expulsos do Brasil.

Com a chegada de mais colonos, a fazenda Cumbe experimentou considerável surto de progresso, evidenciado em construções, sendo elevada em 1881 à Freguesia de Nossa Senhora do Cumbe, um distrito de Monte Santo. No ano de 1888 foi construída uma capela subordinada a de Massacará, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, pelo padre Vicente Sabino dos Santos.

A fazenda foi elevada à categoria de vila no ano de 1898 como território desmembrado de Monte Santo. Em 1911 foi constituída do distrito-sede (município). Vinte anos depois, em 1931, Vila do Cumbe, ainda como distrito-sede, foi extinta e a sua área foi reanexada ao município de Monte Santo. Em 19 de setembro de 1933, o território foi emancipado, elevado novamente à categoria de município, constituído de dois distritos: Cumbe (a sede) e Canudos; e, por iniciativa do escritor José Aras, como homenagem ao escritor de "Os Sertões", a cidade passou a ser chamada de Euclides da Cunha, porém, este feito só foi oficializado no ano de 1938.

Em 1953 foi criado e anexado ao município o distrito de Massacará (ex-povoado). Na divisão territorial datada de 1960, a cidade tinha três distritos: Euclides da Cunha (sede), Canudos e Massacará. Em 1985, Canudos foi desmembrado de Euclides da Cunha e elevado a município. No mesmo ano foram criados e anexados os distritos de Caimbé e Aribicé, ex-povoados.

Na divisão territorial de 1995, igualmente na de 2007, o município tinha quatro distritos: Euclides da Cunha (sede), Aribicé, Caimbé e Massacará.


Notícias

segunda, 02 de agosto de 2021
Programa da Secretaria faz produção de leite por animal dobrar no município

Há poucos anos, no melhor cenário possível, Tonhão, produtor da Carnaíba, tirava uma média de...

quinta, 29 de julho de 2021
Secretaria tem equipe técnica à disposição de produtores e agricultores euclidenses

Não é incomum surgirem dúvidas sobre um determinado assunto, mesmo para aqueles, digamos, mais...

terça, 27 de julho de 2021
PPA Participativo: Prefeitura disponibiliza formulário para participação da população

Já está disponível em plataforma digital o formulário para participação direta da população...

sexta, 23 de julho de 2021
Prefeitura inicia realização do PPA 2022 - 2025

A Prefeitura de Euclides da Cunha deu início nesta terça e quarta-feira (20 e 21/07) à...

sexta, 23 de julho de 2021
Reforço na educação: Euclides da Cunha ganha mais um ônibus amarelinho

Euclides da Cunha recebeu nesta quinta-feira (22/07) um ônibus amarelinho para reforçar o...

quarta, 21 de julho de 2021
Euclides da Cunha vai ganhar escola estadual de tempo integral

Mais uma excelente notícia para Euclides da Cunha. Vem aí uma super escola estadual de tempo...

Vídeos

Se é pra melhorar a vida da nossa gente, a Prefeitura vai lá e faz. Pronto! Porque uma cidade melhor pra se viver é construída pela sua gente e com muito trabalho! #MaisTrabalho #NovasMudanças

Informativo

Fotos