Busca Rápida

História

Os primeiros habitantes da região foram os índios caimbés, da tribo dos Tupiniquins. Foi desbravado por colonos vindos de regiões circunvizinhas, sobretudo de Monte Santo e Tucano, que se fixaram com suas famílias e dedicaram-se à lavoura e à criação de gado, até hoje bases da economia municipal.

O povoamento se iniciou na Fazenda Cumbe do Major, de propriedade de Major Antonino, primeiro explorador das terras do município. Os padres jesuítas, em missão de catequese pelo sertão, construíram, no local da atual vila de Massacará, uma capela, ainda de pé, e um convento, destruído pelos próprios quando foram expulsos do Brasil.

Com a chegada de mais colonos, a fazenda Cumbe experimentou considerável surto de progresso, evidenciado em construções, sendo elevada em 1881 à Freguesia de Nossa Senhora do Cumbe, um distrito de Monte Santo. No ano de 1888 foi construída uma capela subordinada a de Massacará, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, pelo padre Vicente Sabino dos Santos.

A fazenda foi elevada à categoria de vila no ano de 1898 como território desmembrado de Monte Santo. Em 1911 foi constituída do distrito-sede (município). Vinte anos depois, em 1931, Vila do Cumbe, ainda como distrito-sede, foi extinta e a sua área foi reanexada ao município de Monte Santo. Em 19 de setembro de 1933, o território foi emancipado, elevado novamente à categoria de município, constituído de dois distritos: Cumbe (a sede) e Canudos; e, por iniciativa do escritor José Aras, como homenagem ao escritor de "Os Sertões", a cidade passou a ser chamada de Euclides da Cunha, porém, este feito só foi oficializado no ano de 1938.

Em 1953 foi criado e anexado ao município o distrito de Massacará (ex-povoado). Na divisão territorial datada de 1960, a cidade tinha três distritos: Euclides da Cunha (sede), Canudos e Massacará. Em 1985, Canudos foi desmembrado de Euclides da Cunha e elevado a município. No mesmo ano foram criados e anexados os distritos de Caimbé e Aribicé, ex-povoados.

Na divisão territorial de 1995, igualmente na de 2007, o município tinha quatro distritos: Euclides da Cunha (sede), Aribicé, Caimbé e Massacará.


Notícias

terça, 19 de setembro de 2023
Em Euclides, governador inaugura Cetep Sertão Forte e entrega mais de R$ 40 milhões em infraestrutura

Com a presença do prefeito Luciano Pinheiro, prefeitos da região, deputados, secretários...

sábado, 02 de setembro de 2023
Euclides da Cunha: Prefeitura divulga atrações da festa de aniversário de 90 anos

No dia 19 de setembro, Euclides da Cunha completará 90 anos de emancipação política. Durante...

sexta, 25 de agosto de 2023
ExpoSertão 2023 acontecerá de 21 a 24 de setembro

A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Meio...

domingo, 20 de agosto de 2023
Euclides da Cunha terá base do Corpo de Bombeiros

O município de Euclides da Cunha terá uma base do Corpo de Bombeiros. A confirmação foi dada...

quarta, 12 de julho de 2023
Euclides da Cunha realiza 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Euclides da Cunha deu nesta terça-feira (11 de julho) o 1º passo, e muito importante, para a...

quarta, 28 de junho de 2023
Euclides da Cunha celebra 40º Arraiá do Cumbe com maior público da história

Entre os dias 23 e 26 de junho, mais de 200 mil pessoas passaram pelo palco do Arraiá do Cumbe, o...

Vídeos

A história de transformação e melhoria da qualidade de vida de hoje vem do povoado Campo Grande. Fala aí, Nininho! 😍😍

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 10 de outubro 2023

Fotos