Busca Rápida

História

Os primeiros habitantes da região foram os índios caimbés, da tribo dos Tupiniquins. Foi desbravado por colonos vindos de regiões circunvizinhas, sobretudo de Monte Santo e Tucano, que se fixaram com suas famílias e dedicaram-se à lavoura e à criação de gado, até hoje bases da economia municipal.

O povoamento se iniciou na Fazenda Cumbe do Major, de propriedade de Major Antonino, primeiro explorador das terras do município. Os padres jesuítas, em missão de catequese pelo sertão, construíram, no local da atual vila de Massacará, uma capela, ainda de pé, e um convento, destruído pelos próprios quando foram expulsos do Brasil.

Com a chegada de mais colonos, a fazenda Cumbe experimentou considerável surto de progresso, evidenciado em construções, sendo elevada em 1881 à Freguesia de Nossa Senhora do Cumbe, um distrito de Monte Santo. No ano de 1888 foi construída uma capela subordinada a de Massacará, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, pelo padre Vicente Sabino dos Santos.

A fazenda foi elevada à categoria de vila no ano de 1898 como território desmembrado de Monte Santo. Em 1911 foi constituída do distrito-sede (município). Vinte anos depois, em 1931, Vila do Cumbe, ainda como distrito-sede, foi extinta e a sua área foi reanexada ao município de Monte Santo. Em 19 de setembro de 1933, o território foi emancipado, elevado novamente à categoria de município, constituído de dois distritos: Cumbe (a sede) e Canudos; e, por iniciativa do escritor José Aras, como homenagem ao escritor de "Os Sertões", a cidade passou a ser chamada de Euclides da Cunha, porém, este feito só foi oficializado no ano de 1938.

Em 1953 foi criado e anexado ao município o distrito de Massacará (ex-povoado). Na divisão territorial datada de 1960, a cidade tinha três distritos: Euclides da Cunha (sede), Canudos e Massacará. Em 1985, Canudos foi desmembrado de Euclides da Cunha e elevado a município. No mesmo ano foram criados e anexados os distritos de Caimbé e Aribicé, ex-povoados.

Na divisão territorial de 1995, igualmente na de 2007, o município tinha quatro distritos: Euclides da Cunha (sede), Aribicé, Caimbé e Massacará.


Notícias

sábado, 18 de fevereiro de 2023
Prefeitura e Governo do Estado realizaram mais de 760 atendimentos para euclidenses com problema na visão

Entre 2021 e 2022, uma parceria entre a Prefeitura de Euclides da Cunha/Secretaria Municipal de...

sábado, 18 de fevereiro de 2023
Programa Chegou Saúde aproxima atendimentos médicos de euclidenses que moram mais distantes

“Eu estou achando uma maravilha vocês se dirigirem até aqui ao invés da gente ir até a...

segunda, 30 de janeiro de 2023
Prefeito garante reajuste de 14,95% aos professores

O prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro, encaminhou na sexta-feira, 27 de janeiro, um...

sexta, 13 de janeiro de 2023
Euclides da Cunha inicia construção de uma nova rodoviária

O município de Euclides da Cunha iniciou nesta segunda-feira, 09 de janeiro, a construção de uma...

quarta, 28 de dezembro de 2022
Não viu? Confira quais foram os #PresentesParaOsEuclidenses entregues pela Prefeitura

De 19 a 23 de dezembro, a Prefeitura de Euclides da Cunha entregou presentes para os euclidenses em...

sábado, 17 de dezembro de 2022
Secretaria prepara Curralinho II para receber 1ª unidade de beneficiamento de mel

O povoado de Curralinho II será o primeiro de Euclides da Cunha a receber uma unidade de...

Vídeos

A Praça de Eventos ficou lotada para a festa de aniversário de 89 anos de Euclides da Cunha. As atrações foram Tayrone, Unha Pintada, La Fúria e Pagod'art.

Informativo

Fotos