terça, 22 de julho de 2025 | Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (22) a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, um momento histórico que reuniu mais de 200 pessoas na Câmara de Vereadores.
Das 9h às 21h, a conferência foi um verdadeiro espaço repleto de escuta, participação e construção coletiva, com o objetivo de fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres do município.
A programação contou com palestras de mulheres especialistas, apresentações culturais, debates e a eleição de delegadas que irão representar Euclides da Cunha em conferências de instâncias superiores.
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Heldinho Macedo destacou a importância da conferência como marco para o fortalecimento da luta por equidade de gênero no município: "É através de momentos como este que conseguimos construir políticas públicas eficazes e humanas. Nosso compromisso é garantir voz, espaço e respeito às mulheres de Euclides da Cunha”, afirmou ele.
Mirela Ventura, delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Paulo Afonso, abordou o tema “O desafio do enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher”. Edicleia Gama, assistente social da saúde indígena e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, discutiu “Violência contra meninas e mulheres: um problema social urgente”.
Sílvia Letícia, primeira-dama do município, empresária e palestrante sobre empreendedorismo feminino, falou sobre “Empoderamento feminino: por que precisamos falar sobre o tema?”. A professora Edilane Duarte, doutora em literatura e cultura e diretora da Universidade do Estado da Bahia, trouxe reflexões sobre “Equidade de gênero na escola: teoria e prática no cotidiano educacional”.
Kim Fontes, ativista LGBTQIAPN+, assistente social e comunicadora, destacou “as barreiras sociais enfrentadas por mulheres trans e travestis”. E Larissa Magalhães, educadora antirracista e especialista em desigualdade social, encerrou com o tema “a importância da representatividade das mulheres negras nos espaços de poder”.
Durante a conferência, a delegada trouxe dados alarmantes sobre a violência contra a mulher no Brasil, com base no Anuário da Violência de 2024. Segundo os dados, a importunação sexual teve 41.371 registros - um aumento de 48,7%; assédio sexual, com 8.135 registros, aumento de 28,5%; e a divulgação de cenas de estupro, sexo ou pornografia sem consentimento, com 7.188 registros, representando um crescimento de 47,8%.
Edicleia Gama também trouxe para a conferência a realidade local, com a apresentação do “Cronômetro da Violência contra Meninas e Mulheres em Euclides da Cunha”, fruto de uma pesquisa realizada em 2023 durante o Projeto Aluno Brilhante, promovido pelo CEJUSC. Através de formulário eletrônico, 1.305 estudantes participaram da iniciativa.
Os dados apontam que distritos como Aribicé (26,5%) e Carnaíba (22,6%) possuem os maiores índices de meninas que afirmaram já ter sofrido algum tipo de violência. Quando questionados se já presenciaram alguma mulher sendo violentada, os índices são ainda mais alarmantes: Colégio Durvalina (38,8%), Serra Vermelha (38,8%), Carnaíba (32,1%) e ACM (25,8%) lideram os números.
Após o grande sucesso das edições anteriores, Euclides da Cunha se prepara para sediar, nesta...
Nesta quinta-feira (06), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou um investimento de mais de R$ 3...
Nesta terça e quarta-feira (04 e 05 de novembro), uma equipe da Secretaria de Agricultura,...
Olha que notícia maravilhosa para a educação e a saúde infantil de Euclides da Cunha! A...
A Prefeitura de Euclides da Cunha já iniciou o trabalho de recolhimento de animais de médio e...
Euclides da Cunha marcou presença em duas importantes conferências que reuniram lideranças de...
Que bom que tudo está bem, José Severiano! Vida longa e com muita saúde. Esperamos que não seja mais necessário, mas, se precisar, as equipes de saúde estão à disposição para ajudar, em qualquer lugar de Euclides da Cunha.