Busca Rápida

Caravana à Alagoas mostrou novas perspectivas aos produtores de leite euclidenses

sexta, 02 de agosto de 2019 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Quase 40 produtores de leite de Euclides da Cunha visitaram nesta quinta-feira (01) propriedades no estado de Alagoas que atuam na área. O objetivo da caravana era conhecer as experiências exitosas e os procedimentos adotados por lá.

Promovidas pela Prefeitura/Secretaria de Agricultura e Sebrae, as visitas começaram no município de Poço das Trincheiras, onde a comitiva esteve na Fazenda São Pedro. No espaço, os produtores euclidenses acompanharam o processo de ordenha do leite, processos higiênicos, alimentação dos animais, gestão da produção e outros cuidados indispensáveis na cadeia produtiva do leite, métodos que estão dando certo nas propriedades alagoanas.

A ideia da Prefeitura de organizar os produtores de leite começou com um planejamento em 2017 e com a capacitação em 2018, tudo via Secretaria de Agricultura. À época, 22 produtores participaram do Projeto FIV (fertilização in Vitro), que envolve melhoramento genético de gado leiteiro, além da distribuição de palma para assegurar forragem ao rebanho. A mobilização foi assertiva e os produtores enxergaram uma grande oportunidade.

Durante as visitas, o prefeito Luciano Pinheiro, que acompanhou a caravana com o vice-prefeito Betão Campos, garantiu total apoio aos produtores. Ele se comprometeu em comprar 15 mil litros de leite por mês para a alimentação escolar, através do PNAE, além de destinar o maquinário necessário e um local para funcionamento da sede da associação ou cooperativa dos produtores de leite do município. A notícia foi bem recebida pelos produtores, que apontaram a falta de mercado como a principal dificuldade para profissionalizar e aumentar a produção.


Parceiro na realização da caravana à Alagoas, o Sebrae acompanhou tudo de perto e está apresentando aos produtores as tecnologias aplicadas na bovinocultura leiteira, através do Sebraetec, que oferece serviços especializados e customizados para implementar soluções em sete áreas de inovação, tudo de forma amplamente facilitada para os produtores. “O foco principal da atividade do Sebrae é a gestão. Como eu sempre digo para os empresários, ‘o Sebrae não entende nada de bovinocultura de leite, mas ele entende de gestão’, e traz as ferramentas para dar suporte ao produtor rural junto com os parceiros”, informa Cláudio Santos, técnico analista do Sebrae e presente na caravana.

Fabiana Neiva, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, falou sobre como a entidade dará suporte aos produtores euclidenses por meio do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial, e que atua no fortalecimento das cadeias produtivas, injeção de tecnologia, financiamento e melhoramento das condições de vida da população. “Conhecendo como a atividade está sendo desenvolvida, nós conseguimos enxergar todos os gargalos que a cadeia encontra no município e já conseguimos enxergar formas de solucionar. Além disso, o Banco do Nordeste tem interesse que a cadeia produtiva do leite seja aprimorada, de forma que o financiamento seja direcionado com a chance de sucesso muito maior”, explica.

José Carlos, produtor da Carnaíba, está motivado com o andamento das ações “Aqui a gente só tem a aprender, e eu acho que vai alavancar Euclides da Cunha, porque está todo mundo empenhado em colocar os produtores para trabalhar. Essa beneficiadora de leite vai ajudar muito a gente, vai trazer renda. Essas visitas que nós fizemos aqui só vão ajudar”, declarou.


Além dos produtores e representantes do Sebrae e Banco do Nordeste, a comitiva contou com a presença de equipe da Secretaria de Agricultura. Para a secretária Maria Djalma, a ida a Alagoas tinha não só o objetivo de conhecer outras experiências com realidade similar à euclidense, mas também de estimular os produtores euclidenses mostrando que é possível e sustentável o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite em Euclides da Cunha. E deu certo! 

A caravana esteve também nos municípios de São José da Tapera e Santana do Ipanema. CLIQUE PARA MAIS FOTOS.


Leia Também

quarta, 11 de setembro de 2019
Ação da Defensoria e Prefeitura levou cidadania a Pinhões e região

O povoado de Pinhões e região tiveram um dia diferente e repleto de promoção de cidadania nesta...

terça, 10 de setembro de 2019
Depois da orelhinha, Prefeitura passa a ofertar também teste da linguinha

Poucos meses depois de a Prefeitura de Euclides da Cunha anunciar a realização do teste da...

quarta, 28 de agosto de 2019
Em quase uma década de promessas, estrada da Ruilândia será asfaltada

Uma ótima notícia para os euclidenses. O prefeito Luciano Pinheiro garantiu nesta terça-feira...

segunda, 26 de agosto de 2019
Novos trechos de asfalto somam 7 mil m². “Chegou em boa hora”, diz morador

Graças a uma emenda do deputado federal Felix Mendonça Junior, Euclides da Cunha vai ganhar mais...

segunda, 26 de agosto de 2019
Ampliação do hospital e construção da maternidade transformam a saúde e geram vagas de trabalho

As obras de ampliação do Hospital Municipal e construção da maternidade dos euclidenses estão...

terça, 20 de agosto de 2019
Programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência começa nesta quarta (21) em E. da Cunha

Começa nesta quarta-feira (21) às 08h na Câmara de Vereadores em Euclides da Cunha a...

Vídeos

Os empreendimentos que possuem o selo do SIM saem na frente, porque têm a qualidade garantida e o reconhecimento certo pelos clientes.

Informativo

Expo lateral

Fotos