Busca Rápida

Caravana à Alagoas mostrou novas perspectivas aos produtores de leite euclidenses

sexta, 02 de agosto de 2019 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Quase 40 produtores de leite de Euclides da Cunha visitaram nesta quinta-feira (01) propriedades no estado de Alagoas que atuam na área. O objetivo da caravana era conhecer as experiências exitosas e os procedimentos adotados por lá.

Promovidas pela Prefeitura/Secretaria de Agricultura e Sebrae, as visitas começaram no município de Poço das Trincheiras, onde a comitiva esteve na Fazenda São Pedro. No espaço, os produtores euclidenses acompanharam o processo de ordenha do leite, processos higiênicos, alimentação dos animais, gestão da produção e outros cuidados indispensáveis na cadeia produtiva do leite, métodos que estão dando certo nas propriedades alagoanas.

A ideia da Prefeitura de organizar os produtores de leite começou com um planejamento em 2017 e com a capacitação em 2018, tudo via Secretaria de Agricultura. À época, 22 produtores participaram do Projeto FIV (fertilização in Vitro), que envolve melhoramento genético de gado leiteiro, além da distribuição de palma para assegurar forragem ao rebanho. A mobilização foi assertiva e os produtores enxergaram uma grande oportunidade.

Durante as visitas, o prefeito Luciano Pinheiro, que acompanhou a caravana com o vice-prefeito Betão Campos, garantiu total apoio aos produtores. Ele se comprometeu em comprar 15 mil litros de leite por mês para a alimentação escolar, através do PNAE, além de destinar o maquinário necessário e um local para funcionamento da sede da associação ou cooperativa dos produtores de leite do município. A notícia foi bem recebida pelos produtores, que apontaram a falta de mercado como a principal dificuldade para profissionalizar e aumentar a produção.


Parceiro na realização da caravana à Alagoas, o Sebrae acompanhou tudo de perto e está apresentando aos produtores as tecnologias aplicadas na bovinocultura leiteira, através do Sebraetec, que oferece serviços especializados e customizados para implementar soluções em sete áreas de inovação, tudo de forma amplamente facilitada para os produtores. “O foco principal da atividade do Sebrae é a gestão. Como eu sempre digo para os empresários, ‘o Sebrae não entende nada de bovinocultura de leite, mas ele entende de gestão’, e traz as ferramentas para dar suporte ao produtor rural junto com os parceiros”, informa Cláudio Santos, técnico analista do Sebrae e presente na caravana.

Fabiana Neiva, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, falou sobre como a entidade dará suporte aos produtores euclidenses por meio do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial, e que atua no fortalecimento das cadeias produtivas, injeção de tecnologia, financiamento e melhoramento das condições de vida da população. “Conhecendo como a atividade está sendo desenvolvida, nós conseguimos enxergar todos os gargalos que a cadeia encontra no município e já conseguimos enxergar formas de solucionar. Além disso, o Banco do Nordeste tem interesse que a cadeia produtiva do leite seja aprimorada, de forma que o financiamento seja direcionado com a chance de sucesso muito maior”, explica.

José Carlos, produtor da Carnaíba, está motivado com o andamento das ações “Aqui a gente só tem a aprender, e eu acho que vai alavancar Euclides da Cunha, porque está todo mundo empenhado em colocar os produtores para trabalhar. Essa beneficiadora de leite vai ajudar muito a gente, vai trazer renda. Essas visitas que nós fizemos aqui só vão ajudar”, declarou.


Além dos produtores e representantes do Sebrae e Banco do Nordeste, a comitiva contou com a presença de equipe da Secretaria de Agricultura. Para a secretária Maria Djalma, a ida a Alagoas tinha não só o objetivo de conhecer outras experiências com realidade similar à euclidense, mas também de estimular os produtores euclidenses mostrando que é possível e sustentável o desenvolvimento da cadeia produtiva de leite em Euclides da Cunha. E deu certo! 

A caravana esteve também nos municípios de São José da Tapera e Santana do Ipanema. CLIQUE PARA MAIS FOTOS.


Leia Também

sexta, 14 de agosto de 2020
Parceria entre Prefeitura, Embrapa e Sebrae vai beneficiar produtores de grãos do município

Buscando minimizar as perdas da cultura de feijão em Euclides da Cunha, a Secretaria da...

sexta, 14 de agosto de 2020
Após ações planejadas, cadeia leiteira de E. da Cunha vem crescendo e gerando novas oportunidades

O projeto de fortalecimento da caprinovinocultura em Euclides da Cunha segue cada vez mais forte....

sexta, 14 de agosto de 2020
COMUNICADO - SUSPENSÃO DAS POSTAGENS

Car@s internautas,Informamos que nossas redes sociais e site oficial vão dar uma breve pausa por...

sexta, 31 de julho de 2020
Academias da saúde reformadas e entregues aos moradores

A prefeitura já reformou e entregou para os moradores euclidenses as duas academias da saúde,...

quarta, 29 de julho de 2020
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Atestado falso para Covid-19

NOTA DE ESCLARECIMENTOÉ com enorme preocupação que comunicamos que os testes apresentados em...

quarta, 29 de julho de 2020
Euclides da Cunha recebe ônibus escolar e veículo pequeno destinados por deputados

Euclides da Cunha recebeu nesta terça-feira, 28 de julho, um ônibus escolar rural (amarelinho) e...

Vídeos

Nossa Euclides da Cunha mais bonita, mais moderna com a chegada de mais asfalto para modernizar o centro da cidade.

Informativo

Dengue 2020 lateral

Cadastro de Auxílio aos trabalhadores do Setor Cultural.
Inscrições de Projetos Edital Aldir Blanc Período de 21/09 à 05/10/2020

Fotos