Busca Rápida

Caravana da Justiça Social, e de todos os euclidenses

sábado, 10 de agosto de 2019 | Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Mais de 1.480 atendimentos foram realizados aos euclidenses durante a realização da Caravana da Justiça Social, que aconteceu nesta sexta-feira (09) no Colégio Modelo Joaquim Silva Dantas.

Para Kevin Almeida, de 22 anos, é o dia que começa a existir, de fato, como sempre sonhou. “Sou homem trans e, hoje, finalmente, posso ser reconhecido assim pelo nome que escolhi, meu nome social. Agora, me sinto completo, como nunca havia me sentido antes", declarou, muito emocionado, durante a troca do nome realizado pela Defensoria Pública, que também estava com estande na Caravana.

A oferta de serviços aconteceu durante todo o dia e contou com as presenças do secretário estadual da SJDHDS, Carlos Martins, do prefeito Luciano Pinheiro, secretários municipais, vereadores e outras lideranças do município. “Foi uma semana inteira de atendimentos, um compromisso do Governo do Estado com a garantia da cidadania nos quatro cantos da Bahia”, afirmou o secretário. 

Quem também saiu satisfeita com a ação foi dona Lindaí Gomes. “Eu gostei muito, fui bem recebida. Eu vim tirar o Passe Livre, meu e de minha neta, e também a identidade da minha filha. Deu tudo certo”, contou ela para a gente.

Entre os serviços disponíveis estavam a emissão de documentos civis, atendimento à saúde e benefícios sociais, assessoramentos técnicos e encontros com profissionais de garantia de direitos, além atendimento do Passe Livre Intermunicipal e do ID Jovem, por exemplo.

Além dos serviços, também foram promovidos encontros com professores para uma roda de conversa sobre políticas LGBT; com técnicos da rede de proteção à pessoa com deficiência do território para tratar de políticas públicas ao segmento; capacitação técnica da rede de vigilância socioassistencial de profissionais da assistência social; bate-papo com pessoas idosas sobre qualidade de vida e estatuto do idoso; e um diálogos com a juventude do Colégio Educandário.

“Todos os encontros, debates e atendimentos prestados foram muito importantes para a escola e para o município. Muitos alunos nossos trouxeram parentes, participaram de algumas rodadas de conversa, o que só agregou conhecimento, cidadania e dignidade a todos eles", disse o diretor da unidade escolar, Marcelo Cardoso.

Respeito aos Povos Indígenas

Ainda em Euclides da Cunha, a convite do prefeito Luciano Pinheiro, o secretário Carlos Martins participou da inauguração da Diretoria de Assuntos Indígenas (DAI), um instrumento efetivo de luta, resistência e defesa pelos direitos dos povos indígenas do município e da região, especialmente o povo Kaimbé. 

Acompanhado pelo coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, Jerry Matalawê, o secretário afirmou que o momento é muito importante e parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. "As políticas públicas precisam avançar cada vez mais, em todos os territórios baianos, para garantir os direitos de todos e todas", pontuou Martins. MAIS FOTOS.

Com informações da SJDHDS

Leia Também

quarta, 15 de janeiro de 2020
Deputado destinou 02 ambulâncias, 01 ônibus e R$4,5 milhões para calçamento

No final de 2019 e início de 2020, a saúde de Euclides da Cunha foi presenteada com 02 novas...

sábado, 11 de janeiro de 2020
Empossados os novos conselheiros tutelares de Euclides da Cunha

Tomou posse na noite desta sexta-feira (10) os cinco conselheiros tutelares eleitos em Euclides da...

domingo, 05 de janeiro de 2020
Decoração de Natal pode ser visitada até este domingo (05)

Quem ainda não visitou a decoração do Natal Luz do Sertão da Gente tem até este domingo, 05 de...

sexta, 03 de janeiro de 2020
Secretaria da Educação divulga calendário de matrícula 2020

De 07 a 17 de janeiro. Esse é o período da matrícula para o ano letivo 2020 nas escolas da Rede...

segunda, 30 de dezembro de 2019
Ministério aprova construção de creche do MCMV

Os euclidenses começam a semana com mais uma ótima notícia. O Ministério da Educação,...

quinta, 19 de dezembro de 2019
SAMU deve começar a funcionar em fevereiro, informa ministro

Já está tudo certo para a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em...

Vídeos

O município de Euclides da Cunha está em destaque na campanha do Unicef sobre a Busca Ativa.

Informativo

Euclides contra a dengue

Fotos