sábado, 10 de agosto de 2019 | Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Mais de 1.480 atendimentos foram realizados aos euclidenses durante a realização da Caravana da Justiça Social, que aconteceu nesta sexta-feira (09) no Colégio Modelo Joaquim Silva Dantas.
Para Kevin Almeida, de 22 anos, é o dia que começa a existir, de fato, como sempre sonhou. “Sou homem trans e, hoje, finalmente, posso ser reconhecido assim pelo nome que escolhi, meu nome social. Agora, me sinto completo, como nunca havia me sentido antes", declarou, muito emocionado, durante a troca do nome realizado pela Defensoria Pública, que também estava com estande na Caravana.
A oferta de serviços aconteceu durante todo o dia e contou com as presenças do secretário estadual da SJDHDS, Carlos Martins, do prefeito Luciano Pinheiro, secretários municipais, vereadores e outras lideranças do município. “Foi uma semana inteira de atendimentos, um compromisso do Governo do Estado com a garantia da cidadania nos quatro cantos da Bahia”, afirmou o secretário.
Quem também saiu satisfeita com a ação foi dona Lindaí Gomes. “Eu gostei muito, fui bem recebida. Eu vim tirar o Passe Livre, meu e de minha neta, e também a identidade da minha filha. Deu tudo certo”, contou ela para a gente.
Entre os serviços disponíveis estavam a emissão de documentos civis, atendimento à saúde e benefícios sociais, assessoramentos técnicos e encontros com profissionais de garantia de direitos, além atendimento do Passe Livre Intermunicipal e do ID Jovem, por exemplo.
Além dos serviços, também foram promovidos encontros com professores para uma roda de conversa sobre políticas LGBT; com técnicos da rede de proteção à pessoa com deficiência do território para tratar de políticas públicas ao segmento; capacitação técnica da rede de vigilância socioassistencial de profissionais da assistência social; bate-papo com pessoas idosas sobre qualidade de vida e estatuto do idoso; e um diálogos com a juventude do Colégio Educandário.
“Todos os encontros, debates e atendimentos prestados foram muito importantes para a escola e para o município. Muitos alunos nossos trouxeram parentes, participaram de algumas rodadas de conversa, o que só agregou conhecimento, cidadania e dignidade a todos eles", disse o diretor da unidade escolar, Marcelo Cardoso.
Respeito aos Povos Indígenas
Ainda em Euclides da Cunha, a convite do prefeito Luciano Pinheiro, o secretário Carlos Martins participou da inauguração da Diretoria de Assuntos Indígenas (DAI), um instrumento efetivo de luta, resistência e defesa pelos direitos dos povos indígenas do município e da região, especialmente o povo Kaimbé.
Acompanhado pelo coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, Jerry Matalawê, o secretário afirmou que o momento é muito importante e parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. "As políticas públicas precisam avançar cada vez mais, em todos os territórios baianos, para garantir os direitos de todos e todas", pontuou Martins. MAIS FOTOS.
A Prefeitura de Euclides da Cunha publicou na noite desta segunda-feira (07) o resultado final dos...
Nesta sexta-feira (04), a Prefeitura de Euclides da Cunha, em parceria com a Polícia Rodoviária...
A Prefeitura de Euclides da Cunha divulgou nesta sexta-feira (04) o resultado preliminar do...
Após quatro dias de intensa programação, o Arraiá do Cumbe se despediu em grande estilo,...
Nesta sexta-feira (13), às 9h, será inaugurada a nova rodoviária de Euclides da Cunha, mais...
A Prefeitura de Euclides da Cunha, em parceria com as secretarias municipais de Assistência e...