Busca Rápida

Chega de barulho! Secretaria de Meio ambiente alerta sobre necessidade de combater a poluição sonora na cidade

terça, 11 de outubro de 2022 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Chega de barulho! A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está chamando, mais uma vez, a atenção de donos de carro de som, comerciantes e proprietários de veículos com som ou caixas amplificadoras sobre a necessidade de se adequarem às leis e normas contra a poluição sonora.

Para os carros de som, por exemplo, muito utilizados na cidade para divulgação do comércio, o volume do som não pode ultrapassar 70 decibéis, só podem circular das 08h às 18h e precisam manter uma distância mínima de 200 metros de hospitais, escolas, templos religiosos e órgãos públicos, dentre outros. Também é exigido o alvará de funcionamento. A punição para quem descumprir a medida envolve multa, cassação do alvará e apreensão do equipamento de som, dependendo da gravidade da infração.


Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Djalma Abreu, o município está dando mais uma chance para que os proprietários que estejam irregulares procurem se adequar às normas o quanto antes. “Os riscos para a saúde e o desconforto para a sociedade é muito grande e está intolerável. As leis existem, é preciso se adequar, o município quer ajudar, mas é preciso que todos cooperem ou os prejuízos serão grandes”, alerta a secretária.

Segundo as normas de saúde, basta que um carro esteja parado, mas com o sistema de som ligado e com um volume acima de 10 decibéis, para ser considerado prejudicial à saúde, à segurança e ao sossego público, e, portanto, proibido. "A falta de entendimento da população acaba virando uma questão cultural. Muitas pessoas acreditam que até as 22h o barulho está liberado, que só é preciso fazer silêncio depois disso, e não pode acontecer dessa forma. Nós precisamos respeitar, a qualquer momento do dia, os limites sonoros estabelecidos na legislação", lembra Tainá Hana, engenheira sanitarista e ambiental da Secretaria.

Ela destaca, ainda,  a norma NBR 10151, que dispõe sobre os limites permitidos para o período diurno e noturno, de acordo com os tipos de áreas na qual estão inseridos. "Por isso precisamos começar a agir, entender a poluição sonora como uma ameaça à saúde, e começar a respeitar o espaço e sossego do outro", frisa.



As regras também são claras para a propaganda fixa em estabelecimentos comerciais, realizada por meio de caixas amplificadoras ou alto-falantes. Com base na Lei Municipal nº 1369, esse tipo de divulgação só é permitido no interior do comércio, afastado da porta de acesso e não podendo, o som, ser direcionado para a via pública, além dos ruídos emitidos não poderem ultrapassar os limites permitidos. Quem descumprir a medida poderá ser multado e ter o alvará de funcionamento do estabelecimento cassado.

Quem desejar mais informação sobre a regularização da propaganda sonoro volante ou fixa, procure a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Você também pode ligar através do número 3271 4216. Por lá, uma equipe de técnicos e especialistas no assunto estão à disposição para tirar dúvidas, orientar e emitir os documentos necessários e exigidos por lei para o funcionamento da propaganda.

Já conhece a Lei Municipal nº 1369? Clique aqui e leia na íntegra.



Leia Também

segunda, 22 de abril de 2024
1ª Caravana do Empreendedorismo de Euclides da Cunha acontece nesta quarta-feira (24)

Nesta quarta-feira, 24 de abril, acontece a 1ª Caravana do Empreendedorismo de Euclides da Cunha,...

quinta, 18 de abril de 2024
Lei Paulo Gustavo: Prefeitura abre novas vagas com saldo remanescente

Os agentes culturais cujos projetos não foram selecionados no edital da Lei Paulo Gustavo em...

quinta, 21 de março de 2024
Prefeitura abre seleção para contratação de professores da EJA

A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal da Educação, está com um...

quarta, 07 de fevereiro de 2024
Governador e prefeito entregam 152 casas do Residencial Ararinha Azul

Um dia histórico e inesquecível para 152 famílias euclidenses. Elas receberam as chaves da casa...

segunda, 29 de janeiro de 2024
SAMU de Euclides da Cunha atende ocorrência “sob chuva” e quase precisa pedir socorro para atravessar rio

Uma equipe do SAMU 192 de Euclides da Cunha passou por um susto na manhã deste domingo (28 de...

sexta, 19 de janeiro de 2024
Euclidenses participaram de curso profissionalizante de fabricação de pães, bolos e tortas

Um dia especial, transformador e um divisor de águas na vida de 40 alunos da EJA (Educação de...

Vídeos

O Natal em Euclides da Cunha é especial, é mágico, e nós podemos provar. Boas Festas e um Ano Novo cheinho de novas realizações, Euclides!

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos