segunda, 06 de dezembro de 2021 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Cerca de 140 produtores de gado de leite e de caprinos participaram nos dias 02 e 03 de dezembro do Seminário Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma, uma iniciativa da Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e o Sebrae.
As capacitações foram ministradas pelo Dr. Paulo Suasssuna, pesquisador e especialista no assunto. Na Carnaíba, o seminário foi voltado para produtores de gado de leite e de corte da região, a maioria envolvida no processo de organização da cadeia leiteira no município, outra ação da Secretaria com o Sebrae. “Eu achei ótimo porque ajuda principalmente no manejo da palma e conhecimento nunca é demais. Carnaíba está de parabéns por ter trazido essa palestra para aqui”, disse Gilberto Santana, morador de Pinhões.
Na Ruilândia, o seminário foi voltado para produtores de caprinos da localidade e região. “A comunidade está concluindo a construção de um abatedouro de caprinos e por isso achamos importante qualificar e potencializar a produção de palma”, explica a secretária Maria Djalma Abreu. Ela também destacou a importância da parceria com o Sebrae para levar conhecimento ao homem do campo. “A nossa gestão é participativa, e as grandes parcerias que fazemos, com essa com o Sebrae, tem sido essencial”.
E as capacitações promovidas pela Secretaria e Sebrae têm dado resultado. “Nunca mais faltou palma para meus bichos depois que eu participei daquela palestra lá com o senhor”, afirmou José Marivaldo, morador da Vertente do Cupã, em referência a uma outra palestra realizada com Suassuna. Segundo ele, após o aprendizado adquirido no evento ele mudou a forma de produzir a palma e também começou a adubá-la, o que gerou ganhos significativos na propriedade.
A programação do Seminário foi bem diversificada. Com linguagem simples, de produtor rural, Paulo Suassuna tratou sobre plantio, manejo e cultivo da palma destinada à ração animal, e tirou diversas dúvidas dos participantes. A capacitação contou, também, com aula prática ao ar livre, simulando o preparo do solo, adubação, plantio, controle de pragas e colheita. Na apresentação, ele destacou o valor nutricional da palma para o semiárido, como ração base para engorda de animais como caprinos, ovinos e suínos, e apresentou métodos e técnicas adequadas de plantio, sem contar as dicas valiosas que farão muita diferença no resultado final, incluindo a indicação das palmas doces, resistentes à cochonilha silvestre e que podem ser colhidas já a partir do 10° mês.
Presente também representante do Banco do Nordeste, Sebrae, FETAG, Central das Associações do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, presidente da Associação da Carnaíba (Deuzinaide), presidente e ex-presidente da Associação da Ruilândia (Robério e Maria Gorethe, respectivamente), e outros representantes.
Na noite desta sexta-feira, 12 de dezembro, Euclides da Cunha brilhou de forma especial com a...
Após o grande sucesso das edições anteriores, Euclides da Cunha se prepara para sediar, nesta...
Nesta quinta-feira (06), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou um investimento de mais de R$ 3...
Nesta terça e quarta-feira (04 e 05 de novembro), uma equipe da Secretaria de Agricultura,...
Olha que notícia maravilhosa para a educação e a saúde infantil de Euclides da Cunha! A...
A Prefeitura de Euclides da Cunha já iniciou o trabalho de recolhimento de animais de médio e...
Que bom que tudo está bem, José Severiano! Vida longa e com muita saúde. Esperamos que não seja mais necessário, mas, se precisar, as equipes de saúde estão à disposição para ajudar, em qualquer lugar de Euclides da Cunha.