Busca Rápida

Conhecimento na palma da mão: Prefeitura e Sebrae promovem seminário sobre cultivo intensivo da palma

segunda, 06 de dezembro de 2021 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Cerca de 140 produtores de gado de leite e de caprinos participaram nos dias 02 e 03 de dezembro do Seminário Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma, uma iniciativa da Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e o Sebrae.

As capacitações foram ministradas pelo Dr. Paulo Suasssuna, pesquisador e especialista no assunto. Na Carnaíba, o seminário foi voltado para produtores de gado de leite e de corte da região, a maioria envolvida no processo de organização da cadeia leiteira no município, outra ação da Secretaria com o Sebrae. “Eu achei ótimo porque ajuda principalmente no manejo da palma e conhecimento nunca é demais. Carnaíba está de parabéns por ter trazido essa palestra para aqui”, disse Gilberto Santana, morador de Pinhões.



Na Ruilândia, o seminário foi voltado para produtores de caprinos da localidade e região. “A comunidade está concluindo a construção de um abatedouro de caprinos e por isso achamos importante qualificar e potencializar a produção de palma”, explica a secretária Maria Djalma Abreu. Ela também destacou a importância da parceria com o Sebrae para levar conhecimento ao homem do campo. “A nossa gestão é participativa, e as grandes parcerias que fazemos, com essa com o Sebrae, tem sido essencial”.



E as capacitações promovidas pela Secretaria e Sebrae têm dado resultado. “Nunca mais faltou palma para meus bichos depois que eu participei daquela palestra lá com o senhor”, afirmou José Marivaldo, morador da Vertente do Cupã, em referência a uma outra palestra realizada com Suassuna. Segundo ele, após o aprendizado adquirido no evento ele mudou a forma de produzir a palma e também começou a adubá-la, o que gerou ganhos significativos na propriedade.



A programação do Seminário foi bem diversificada. Com linguagem simples, de produtor rural, Paulo Suassuna tratou sobre plantio, manejo e cultivo da palma destinada à ração animal, e tirou diversas dúvidas dos participantes. A capacitação contou, também, com aula prática ao ar livre, simulando o preparo do solo, adubação, plantio, controle de pragas e colheita. Na apresentação, ele destacou o valor nutricional da palma para o semiárido, como ração base para engorda de animais como caprinos, ovinos e suínos, e apresentou métodos e técnicas adequadas de plantio, sem contar as dicas valiosas que farão muita diferença no resultado final, incluindo a indicação das palmas doces, resistentes à cochonilha silvestre e que podem ser colhidas já a partir do 10° mês.