Busca Rápida

Euclides da Cunha avança com experimentos de sementes de feijão resistentes a pragas e adaptáveis ao clima

segunda, 22 de agosto de 2022 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Não faz muito tempo, Euclides da Cunha figurava como um dos maiores produtores de feijão do Nordeste baiano. As mudanças climáticas e a invasão de pragas fizeram a cultura se enfraquecer ano após ano. Para se esquivar das incertezas e prejuízos constantes com a produção, a maioria dos produtores euclidenses deixaram o feijão de lado e vem optando somente pela plantação do milho.



Para tentar mudar essa realidade e resgatar o protagonismo euclidense na produção de feijão, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente estabeleceu uma parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e o Sebrae e criou em Euclides da Cunha unidades experimentais de feijão. O município quer descobrir como sementes já desenvolvidas no país se adaptam ao solo e ao clima euclidense.



Na última semana, foi realizado um dia de campo para apresentação do resultado de mais uma unidade demonstrativa, dessa vez na localidade de Lagoa do Guedes. “Nós queremos apresentar e disponibilizar ao produtor sementes que deem segurança de produção e renda através de variedades resistentes a pragas e doenças”, explica a secretária municipal de Agricultura e Pecuária, Maria Djalma Abreu.



Na unidade experimental da Lagoa do Guedes, foram plantados nove tipos de sementes, sendo seis do tipo carioca, uma do grupo mulatinho e duas do preto, todas cultivares desenvolvidas pela Embrapa e já disponíveis no mercado. “A gente tem constatado a adaptação plena dessas cultivares às condições, tanto de solo quanto de clima aqui de Euclides da Cunha. Os materiais estão com desenvolvimento pleno, vão produzir muito bem”, afirma Dr. Luís Claudio de Faria, mestre em agronomia e doutor em genética, além de atual pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão.



O dia de campo contou com a presença de estudantes e profissionais de agroecologia e agronomia de cursos técnicos e da UNEB, produtores da região, associações, equipe técnica do município, Secretaria de Educação e outros representantes.


Leia Também

quinta, 11 de maio de 2023
Prorrogadas as inscrições para o Conselho Tutelar de Euclides da Cunha

Foi prorrogado até o dia 19 de maio o prazo para as inscrições no processo de escolha unificado...

segunda, 17 de abril de 2023
Euclides da Cunha inaugura 1ª Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas da região e Central de Imunização

Euclides da Cunha inaugurou na sexta-feira (14) uma Central Municipal de Armazenamento e...

sexta, 14 de abril de 2023
Oportunidade: Inscrições para Conselho Tutelar de Euclides da Cunha vão até 10 de julho

Estão abertas até o dia 10 de julho as inscrições para o processo de escolha unificado dos...

sábado, 25 de março de 2023
Prefeitura divulga atrações do Arraiá do Cumbe 2023

A Prefeitura de Euclides da Cunha divulgou na noite desta sexta-feira, 24 de março, as atrações...

sábado, 18 de fevereiro de 2023
Prefeitura e Governo do Estado realizaram mais de 760 atendimentos para euclidenses com problema na visão

Entre 2021 e 2022, uma parceria entre a Prefeitura de Euclides da Cunha/Secretaria Municipal de...

sábado, 18 de fevereiro de 2023
Programa Chegou Saúde aproxima atendimentos médicos de euclidenses que moram mais distantes

“Eu estou achando uma maravilha vocês se dirigirem até aqui ao invés da gente ir até a...

Vídeos

A Praça de Eventos ficou lotada para a festa de aniversário de 89 anos de Euclides da Cunha. As atrações foram Tayrone, Unha Pintada, La Fúria e Pagod'art.

Informativo

Fotos