Busca Rápida

Euclides da Cunha avança com experimentos de sementes de feijão resistentes a pragas e adaptáveis ao clima

segunda, 22 de agosto de 2022 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Não faz muito tempo, Euclides da Cunha figurava como um dos maiores produtores de feijão do Nordeste baiano. As mudanças climáticas e a invasão de pragas fizeram a cultura se enfraquecer ano após ano. Para se esquivar das incertezas e prejuízos constantes com a produção, a maioria dos produtores euclidenses deixaram o feijão de lado e vem optando somente pela plantação do milho.



Para tentar mudar essa realidade e resgatar o protagonismo euclidense na produção de feijão, a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente estabeleceu uma parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e o Sebrae e criou em Euclides da Cunha unidades experimentais de feijão. O município quer descobrir como sementes já desenvolvidas no país se adaptam ao solo e ao clima euclidense.



Na última semana, foi realizado um dia de campo para apresentação do resultado de mais uma unidade demonstrativa, dessa vez na localidade de Lagoa do Guedes. “Nós queremos apresentar e disponibilizar ao produtor sementes que deem segurança de produção e renda através de variedades resistentes a pragas e doenças”, explica a secretária municipal de Agricultura e Pecuária, Maria Djalma Abreu.



Na unidade experimental da Lagoa do Guedes, foram plantados nove tipos de sementes, sendo seis do tipo carioca, uma do grupo mulatinho e duas do preto, todas cultivares desenvolvidas pela Embrapa e já disponíveis no mercado. “A gente tem constatado a adaptação plena dessas cultivares às condições, tanto de solo quanto de clima aqui de Euclides da Cunha. Os materiais estão com desenvolvimento pleno, vão produzir muito bem”, afirma Dr. Luís Claudio de Faria, mestre em agronomia e doutor em genética, além de atual pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão.



O dia de campo contou com a presença de estudantes e profissionais de agroecologia e agronomia de cursos técnicos e da UNEB, produtores da região, associações, equipe técnica do município, Secretaria de Educação e outros representantes.


Leia Também

quarta, 05 de março de 2025
Folia do Cumbe: evento histórico reuniu milhares de foliões em quatro dias de festa

A cidade de Euclides da Cunha viveu um carnaval inesquecível com a realização da Folia do Cumbe,...

quarta, 26 de fevereiro de 2025
Euclides da Cunha terá a primeira Delegacia da Mulher da região

Em um marco histórico para a cidade, Euclides da Cunha contará, pela primeira vez, com uma...

terça, 25 de fevereiro de 2025
Euclides da Cunha recebe duas novas viaturas para a Polícia Civil

O município de Euclides da Cunha foi contemplado com duas novas viaturas para reforçar a...

sexta, 21 de fevereiro de 2025
Folia do Cumbe 2025: Euclides da Cunha divulga programação do 1º carnaval da cidade

A cidade de Euclides da Cunha está prestes a viver uma experiência inédita e inesquecível com a...

quarta, 19 de fevereiro de 2025
Declaração de acidente de trânsito agora pode ser feita online em Euclides da Cunha

Novidade! O município de Euclides da Cunha passou a disponibilizar para moradores e condutores a...

sábado, 15 de fevereiro de 2025
Prefeito assina ordem de serviço autorizando início da reforma e requalificação da Praça Duque de Caxias

Nesta sexta-feira (14), o prefeito Heldinho Macedo assinou a ordem de serviço que autoriza o...

Vídeos

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos