Busca Rápida

Lançamento do PAT marca mais uma importante etapa no desenvolvimento da cadeia produtiva de leite

domingo, 03 de novembro de 2019 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e o Banco do Nordeste lançaram na manhã desta quinta-feira (31 outubro) o Plano de Ação Territorial (PAT) da Bovinocultura de Leite do Território Semiárido Nordeste II. O evento contou com a presença de convidados de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal e representa mais uma etapa da metodologia do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER, do BNB.

Euclides da Cunha tem avançado bastante no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, já estando, inclusive, com uma cooperativa formada. “O plano vai nortear toda a produção de leite do município. A partir de agora, vamos fazer um mapeamento das propriedades, iniciar um processo de financiamento, se for necessário, e direcionar para capacitação. Todo produtor rural euclidense que tiver vocação para a pecuária de leite estará dentro desse processo. Todos são bem-vindos e serão bem assistidos”, explica Maria Djalma, secretária municipal de Agricultura e coordenadora do Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Semiárido Nordeste II.


A ideia da Prefeitura de Euclides da Cunha com a organização da cadeia é, através do PAT, organizar, fortalecer e promover o desenvolvimento econômico dos produtores envolvidos, viabilizando, também, acesso à assistência técnica e extensão rural (ATER). Além do BNB, as ações têm contado com o apoio de outros parceiros, tais como SEBRAE e BAHIATER. 

O prefeito Luciano Pinheiro reiterou durante o evento o compromisso de o município comprar a produção de leite para a alimentação escolar a partir de 2020, uma garantia importantíssima para os produtores que estão engajados. “Nós temos um potencial enorme, o que faltava mesmo era incentivo, e hoje vocês têm. A oportunidade está aí”, lembrou.


Para Marilda Galindo, representante da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste da Bahia, “é importante a gente permanecer unidos nessa forte parceria para promover essa mudança, essa transformação de vida como bem falou o prefeito Luciano. É isso que o PRODETER busca. O Banco do Nordeste nasceu com essa missão, a de desenvolvimento”, disse.

Participou também do evento o secretário de Agricultura de Ribeira do Pombal, Jairo Monteiro; Tedson Neiva, gerente geral da agência de Euclides da Cunha do Banco do Nordeste; Tereza Ângela, gerente geral da agência de Cícero Dantas do Banco do Nordeste; Márcio Coelho, gerente geral da agência de Tucano do Banco do Nordeste; Cláudio Freitas, gerente da agência do SEBRAE em Euclides da Cunha; Davi Andrade e Tiago Rodrigues, representantes da BAHIATER; Pedro Lídio,  representante do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha; José Augusto Ferreira e Anderson Pereira, representantes da CAR; vereadores Tita da Água e Cacique Flávio; e cerca de 70 produtores de leite.


CLIQUE PARA MAIS FOTOS DO EVENTO

Leia Também

quinta, 14 de novembro de 2019
“Vai todo mundo rir à toa”, diz morador em inauguração do consultório odontológico na Bela Vista

Os moradores do bairro Bela Vista passaram a contar a partir desta terça-feira, 12 de novembro,...

segunda, 11 de novembro de 2019
Prefeitura quer ampliar número de agricultores vendendo para alimentação escolar

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente reuniu na manhã desta segunda-feira (11)...

sexta, 08 de novembro de 2019
Aparelhos entregues pela Prefeitura ajudam medir batimentos cardiofetais durante pré-natal

O prefeito Luciano Pinheiro e o secretário de Saúde, Anderson França, entregaram na manhã desta...

segunda, 04 de novembro de 2019
Equipe euclidense de vôlei disputou torneio em Jeremoabo

A equipe de vôlei de Euclides da Cunha representou com garra o município no 1º Torneio...

quinta, 24 de outubro de 2019
Depois do Dengo, Pinhões ganha consultório odontológico

Nesta quarta-feira, 23 de outubro, foi a vez do povoado de Pinhões ganhar um consultório...

terça, 22 de outubro de 2019
Promotoria e secretaria se unem para melhorar frequência escolar dos alunos

O promotor de Justiça, Marcelo de Cerqueira César, e a Secretaria Municipal da Educação...

Vídeos

Os empreendimentos que possuem o selo do SIM saem na frente, porque têm a qualidade garantida e o reconhecimento certo pelos clientes.

Informativo

Euclides contra a dengue

Fotos