Busca Rápida

Lançamento do PAT marca mais uma importante etapa no desenvolvimento da cadeia produtiva de leite

domingo, 03 de novembro de 2019 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e o Banco do Nordeste lançaram na manhã desta quinta-feira (31 outubro) o Plano de Ação Territorial (PAT) da Bovinocultura de Leite do Território Semiárido Nordeste II. O evento contou com a presença de convidados de Euclides da Cunha e Ribeira do Pombal e representa mais uma etapa da metodologia do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER, do BNB.

Euclides da Cunha tem avançado bastante no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, já estando, inclusive, com uma cooperativa formada. “O plano vai nortear toda a produção de leite do município. A partir de agora, vamos fazer um mapeamento das propriedades, iniciar um processo de financiamento, se for necessário, e direcionar para capacitação. Todo produtor rural euclidense que tiver vocação para a pecuária de leite estará dentro desse processo. Todos são bem-vindos e serão bem assistidos”, explica Maria Djalma, secretária municipal de Agricultura e coordenadora do Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Semiárido Nordeste II.


A ideia da Prefeitura de Euclides da Cunha com a organização da cadeia é, através do PAT, organizar, fortalecer e promover o desenvolvimento econômico dos produtores envolvidos, viabilizando, também, acesso à assistência técnica e extensão rural (ATER). Além do BNB, as ações têm contado com o apoio de outros parceiros, tais como SEBRAE e BAHIATER. 

O prefeito Luciano Pinheiro reiterou durante o evento o compromisso de o município comprar a produção de leite para a alimentação escolar a partir de 2020, uma garantia importantíssima para os produtores que estão engajados. “Nós temos um potencial enorme, o que faltava mesmo era incentivo, e hoje vocês têm. A oportunidade está aí”, lembrou.


Para Marilda Galindo, representante da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste da Bahia, “é importante a gente permanecer unidos nessa forte parceria para promover essa mudança, essa transformação de vida como bem falou o prefeito Luciano. É isso que o PRODETER busca. O Banco do Nordeste nasceu com essa missão, a de desenvolvimento”, disse.

Participou também do evento o secretário de Agricultura de Ribeira do Pombal, Jairo Monteiro; Tedson Neiva, gerente geral da agência de Euclides da Cunha do Banco do Nordeste; Tereza Ângela, gerente geral da agência de Cícero Dantas do Banco do Nordeste; Márcio Coelho, gerente geral da agência de Tucano do Banco do Nordeste; Cláudio Freitas, gerente da agência do SEBRAE em Euclides da Cunha; Davi Andrade e Tiago Rodrigues, representantes da BAHIATER; Pedro Lídio,  representante do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha; José Augusto Ferreira e Anderson Pereira, representantes da CAR; vereadores Tita da Água e Cacique Flávio; e cerca de 70 produtores de leite.


CLIQUE PARA MAIS FOTOS DO EVENTO

Leia Também

quarta, 15 de janeiro de 2020
Deputado destinou 02 ambulâncias, 01 ônibus e R$4,5 milhões para calçamento

No final de 2019 e início de 2020, a saúde de Euclides da Cunha foi presenteada com 02 novas...

sábado, 11 de janeiro de 2020
Empossados os novos conselheiros tutelares de Euclides da Cunha

Tomou posse na noite desta sexta-feira (10) os cinco conselheiros tutelares eleitos em Euclides da...

domingo, 05 de janeiro de 2020
Decoração de Natal pode ser visitada até este domingo (05)

Quem ainda não visitou a decoração do Natal Luz do Sertão da Gente tem até este domingo, 05 de...

sexta, 03 de janeiro de 2020
Secretaria da Educação divulga calendário de matrícula 2020

De 07 a 17 de janeiro. Esse é o período da matrícula para o ano letivo 2020 nas escolas da Rede...

segunda, 30 de dezembro de 2019
Ministério aprova construção de creche do MCMV

Os euclidenses começam a semana com mais uma ótima notícia. O Ministério da Educação,...

quinta, 19 de dezembro de 2019
SAMU deve começar a funcionar em fevereiro, informa ministro

Já está tudo certo para a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em...

Vídeos

O Natal Luz do Sertão da Gente está um encanto! A decoração e iluminação foram abertas na noite deste domingo.

Informativo

Euclides contra a dengue

Fotos