sábado, 27 de novembro de 2021 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Aproximadamente 500 pessoas marcaram presença no 1º Encontro Apícola Interterritorial (SóApis), uma realização da Secretaria Municipal da Agricultura e Sebrae. Além de apicultores de 12 comunidades euclidenses envolvidas no projeto, estiveram presentes caravanas de oito municípios baianos.
A programação teve atividades diversas para os participantes. Palestras sobre temas como diversidade vegetal, vulnerabilidade das abelhas e certificação do mel, apresentação de tecnologias, mostras de mel, uniformes, balcão de informação e muito mais.
“Nós decidimos fechar em Euclides da Cunha por dois motivos: primeiro, pelo grande apoio que a gente tem da prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, e aqui já tem um programa específico, o SóApis. Cerca de 80% dos participantes do evento são produtores, e esses produtores têm interesse de ampliar. É muito positivo o balanço desse evento. Euclides da Cunha é um município de destaque na apicultura”, explica Isailton Reis, gerente regional do Sebrae.
Veriam Macêdo, moradora da Vila Canaã/Alto Paraíso, é um dos 150 beneficiados pelo programa SóApis – Gerando Renda e Preservação. Antes do programa bater à sua porta, Veriam estava iniciando a mexer com mel. Hoje, ao final da primeira etapa da capacitação, ela já pensa em tornar a apicultura a fonte principal de renda da família. “Com o apoio da secretaria, ficou bem melhor. Vale a pena a gente investir porque temos retorno”. Ela também falou sobre a importância do encontro. “Eu estou achando muito bom, ajuda muito a todos os apicultores, porque o conhecimento nos ajuda demais. Com isso que a gente está aprendendo aqui, com certeza vamos render mais, investir mais e acredito que todos nós estamos muito satisfeitos”, disse.
Segundo Maria Djalma Abreu, secretária da Agricultura e Meio Ambiente de Euclides da Cunha, o próximo passo já envolve a estruturação e comercialização da produção. “Nós concluímos o evento com muitas ações satisfatórias, as caravanas saíram bem contentes, e a proposta é dar continuidade em 2022 alavancando esses 150 apicultores com linha de crédito, estruturação de beneficiamento e com aumento da economia, que nós estimamos hoje uma produção em Euclides da Cunha para o ano que vem de R$2,5 milhões só na área de apicultura”.
Representando o município, o vice-prefeito, Rubenilson Campos, disse que a organização da cadeia produtiva que está sendo realizada no município é fundamental, pois Euclides da Cunha é um grande produtor, mas, infelizmente, toda a produção segue para fora. “Eu sei que o mel, a apicultura de Euclides da Cunha vai ser referência em toda a região, quem sabe no Brasil, porque eu vejo todos vocês aqui muito unidos”.
Outro parceiro importante nessa caminhada e presente no evento é o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). E o presidente da entidade, Humberto Miranda, fez questão de lembrar que é hora de todos aproveitarem o ótimo cenário da produção de mel. “Oportunidade é uma coisa que a gente não pode perder. A apicultura é uma atividade com um gráfico crescente de mercado. O mundo quer comprar mel”, disse.
O evento contou também com a presença dos vereadores Tita da Água e professora Norma; representantes de sindicatos de cidades da região, secretários municipais de agricultura e representante da ADAB, dentre outros.
Boa notícia para os fazedores de cultura de Euclides da Cunha. Estão abertas as inscrições para...
A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Indústria, Comércio,...
A Biblioteca Pública Municipal de Euclides da Cunha recebeu nesta quarta-feira, 06 de novembro, 10...
De 30 de outubro a 1º de novembro, uma expedição com representantes dos municípios de...
Car@s internautas,Informamos que nossas redes sociais e site oficial vão dar uma breve pausa por...
Mais de 250 mil pessoas passaram pela praça de eventos de Euclides da Cunha entre os dias 21 e 25...