Busca Rápida

Marco do Teatro: Espetáculos Maria Retira (Antes) e Guerra de Canudos abriram programação

terça, 10 de março de 2020 | Secretaria de Governo, Comunicação, Esporte, Eventos e Cultura


Os espetáculos Maria Retira (Antes) e Guerra de Canudos abriram, oficialmente, neste sábado (07) e domingo (08), respectivamente, a programação do Marco do Teatro 2020, que este ano vai até o dia 29 de março.

Montagem da Cia de Teatral de Canudos, o espetáculo Guerra de Canudos, como o próprio nome já sugere, conta a história da trágica batalha que se travou entre os conselheiristas e os homens do governo. Os confrontos ocorreram entre 1896 e 1897, com a destruição da comunidade e a morte da maior parte dos 25 mil habitantes de Canudos.


Maria Retira (Antes), por sua vez, é um monólogo da atriz euclidense, Ana Caroline. Ela o descreve como “um texto visceral que retrata uma realidade maquiada pela sociedade omissa e machista, em que eu e tantas mulheres estão inseridas e vulneráveis. O texto é o retrato da violência sentida por muitas das nossas, é o grito que as Anas, Franciscas e Antonias não puderam soltar”.



Quem visita a Casa da Cultura durante o Marco também poderá contemplar a exposição fotográfica “Uma outra visão para com o sertão”, de Carlos Eduardo (Duda). As imagens retratam vários cenários do cotidiano rural, de Euclides da Cunha e cidades da região.




MARCO DO TEATRO 2020

Mais uma vez, a programação presta uma homenagem a Nielson dos Anjos, ex-ator euclidense. Este ano, completam-se 10 anos de sua morte. Promovido pela Prefeitura, a programação inclui apresentações teatrais de grupos locais e da região, talk show, música, exposição fotográfica e seminário. A entrada é gratuita para todas as apresentações, que acontecem no auditório da Casa da Cultura. Os primeiros dias foram com a casa cheia.



O Marco do Teatro 2020 é organizado pela Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria de Governo, Comunicação, Esporte, Eventos e Cultura. Confira abaixo a programação completa.


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA DOS ESPETÁCULOS