Busca Rápida

“Novo cemitério” traz sistema moderno, eficiente e ambientalmente responsável

segunda, 01 de junho de 2020 | Secretaria de Administração, Planejamento, Trânsito e Transporte


A Prefeitura de Euclides da Cunha tem trabalhado nos últimos três anos e meio para garantir mais qualidade de vida para os euclidenses, investindo em saúde, educação, infraestrutura e segurança, dentre outras áreas.


Com os euclidenses que, infelizmente, deixam de estar entre nós, a Prefeitura também tem atuado para garantir dignidade e integridade. É por isso que o Cemitério Municipal São José está sendo ampliado em uma área de 3.867 m², e passando por várias adequações que vão deixar o ambiente mais humano.


Ao todo, serão construídas ao longo dos anos 2.500 gavetas verticais reutilizáveis, organizadas em ruas, um sistema para sepultamento moderno e muito mais eficiente, pois amplia de forma significativa o espaço utilizável, além de ser ambientalmente pensado para preservar a natureza local e do entorno.



Além das gavetas, a Prefeitura está construindo uma capela-velório com 100 m² para realização dos velórios, sanitários adaptados, almoxarifado e implantando ações de paisagismo, tudo pensado para garantir a maior comodidade possível a todos, vivos e mortos. “O que se protege quando se fala em morte ou na segurança do corpo para depois da morte é uma projeção do direito à vida, a proteção da dignidade e da integridade, mesmo quando não há mais a resposta material do viver”, explica Cármen Lúcia, ministra do STF, ao comentar sobre os cuidados que se deve ter com as pessoas que partiram.