Busca Rápida

Protagonismo: Projeto da Prefeitura forma jovens apicultores euclidenses

sábado, 22 de maio de 2021 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


“Abelha não faz mal, faz mel”. É nessa linha que a Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, já capacitou 60 jovens do município para trabalhar com apicultura, gerando emprego e renda.


O projeto consiste em identificar nas comunidades rurais do município jovens com potencial e aptidão para a apicultura e promover formação continuada. Até o momento, as ações do projeto já beneficiaram jovens das comunidades de Alto Paraíso, Vila Canaã e Caimbé, e as próximas turmas contemplarão Serra Branca, Veneza e Vila São José.


A metodologia do projeto é organizada tanto quanto as abelhas em sua produção de mel. Tudo começa com a realização de um seminário preparatório, seguido do reconhecimento da área, da flora da região e o treinamento do produtor, onde ele tem acesso a curso de beneficiamento de cera, manejo de rainhas, alimentação e segurança das colmeias, limpeza dos apiários, dentre outros procedimentos inerentes à atividade. A capacitação é dada pela doutora em apicultura, Lana Clarton, consultora da Secretaria Municipal da Agricultura. 


Segundo Maria Djalma, secretária municipal da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está previsto, também, uma missão técnica ao estado do Piauí, além de os produtores acessarem o financiamento do Banco do Nordeste voltado à apicultura e mais encontros de capacitação. “O projeto é evolutivo. Eles ainda terão acesso ao processo de produção de rainhas, fabricação de própolis, e com o grupo capacitado e estruturado, vamos solicitar a construção da casa do mel em parceria com o Governo do Estado”, explica.

O projeto de apicultura conta também com apoio do Sebrae e SENAR, parceiros incondicionais da Prefeitura de Euclides da Cunha. Outras capacitações estão sendo realizadas no município. Você confere mais detalhes aqui no site e nas redes sociais da Prefeitura.


PUBLICIDADE INSTITUCIIONAL