Busca Rápida

ENTREVISTA: Especialista da Embrapa e secretária da Agricultura falam sobre testes com sementes de feijão

sexta, 03 de setembro de 2021 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos


No dia 31 de agosto, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae e Embrapa, promoveu um dia de campo para análise dos resultados da Unidade Experimental de Feijão, cujo objetivo é desenvolver sementes mais apropriadas e adaptadas às condições climáticas de Euclides da Cunha.

A visita ao local foi conduzida pelo Dr. Luís Claudio de Faria, mestre em agronomia e doutor em genética e melhoramento de plantas, além de atual pesquisador da Embrapa – Arroz e Feijão. Ele é responsável por acompanhar o processo experimental em Euclides da Cunha e nos respondeu algumas questões sobre o resultado. Logo em seguida, você confere também uma rápida entrevista com Maria Djalma Abreu, responsável pela Secretaria à frente de todo o processo. Boa leitura!

ENTREVIVISTA COM O REPRESENTANTE DA EMBRAPA, DR. LUIS CLAUDIO

Prefeitura - Qual é a avaliação final da Embrapa em relação às cultivares que foram experimentadas aqui?



Luís Claudio
- O saldo é extremamente positivo, o feijão está muito bom, muito acima das lavouras que eu tive a oportunidade de visitar no município. As cultivares estão muito bonitas, se desenvolveram muito bem, vão produzir muito bem.

Prefeitura - O que acontece agora?

Luís Claudio - A gente vai tirar umas amostras para medir o rendimento de cada uma delas para depois divulgar para os produtores qual foi a produtividade que a gente alcançou aqui nesse campo. Valeu muito a pena, é um trabalho que está começando, vai ser continuado ao longo dos próximos anos. É a primeira vez que a gente coloca aqui no município uma unidade demonstrativa das cultivares da Embrapa e o saldo foi extremamente positivo.



Prefeitura
- Quais foram as principais vantagens e desvantagens percebidas aqui nestas cultivares?

Luís Claudio - Cada uma delas tem as suas próprias características, as suas peculiaridades, então nós temos um portfólio de variedades pra atender a praticamente todas as situações que ocorrem na região.

Prefeitura - o que isso significa, na prática, para o produtor?

Luís Claudio - Por exemplo, uma região que chove um pouco menos, você tem uma cultivar super precoce, que fecha o ciclo com 60 dias. Se você tem um produtor que usa pouca tecnologia, que ele quer um feijão mais pra subsistência da família, você tem um notável, [BRS Notável ] que é um material mais rústico. Se você tem aquele produtor que aplica tecnologia, que aduba melhor, você tem um feijão 409 carioca, [BRS FC409] com potencial de alto rendimento. Então, para todos os nichos, vamos dizer assim, você tem opções de variedades mais adequadas para aquela situação. 



Prefeitura
- Teria uma semente mais adequada, mais indicada para o solo e o clima de Euclides da Cunha?

Luís Claudio - Não. Eu diria para você que todas estas aqui se adaptam muito bem às condições de solo e clima de Euclides da Cunha, então é por isso que a gente fez questão de colocar elas aqui, pra mostrar pros produtores que o feijão é uma cultura viável, é uma cultura rentável, e precisa mudar um pouquinho esse paradigma de que o feijão é uma cultura difícil, que tem muita perda. Não.

Prefeitura - Muitos produtores estão abandonando a cultura por causa dos constantes prejuízos, das incertezas.

Luís Claudio - O feijão responde à tecnologia, ele produz muito bem, desde que se aplique o que já está disponível hoje. Porque a Embrapa, junto com as cultivares, vem com um sistema de produção já desenvolvido pela pesquisa e que está disponível para o produtor, basta que ele realmente tenha uma orientação adequada por parte da Secretaria da Agricultura, por parte da assistência técnica, para que se mostre que essa tecnologia é viável e que ele possa ganhar dinheiro com a cultura do feijão.

Prefeitura - Como pesquisador e representante da Embrapa, você aconselharia um produtor que está usando uma outra semente, mais universal, a deixar e começar a experimentar uma destas testadas aqui?



Luís Claudio
- Sim, sim, com certeza. Inclusive a gente está começando um trabalho com a Maria [secretária municipal da Agricultura], que é uma entusiasta da cultura, de produção de sementes destas variedades para que o produtor realmente possa ter acesso a estas cultivares, que a gente conhece e sabe que são boas, e não fique plantando um material de origem desconhecida, como tem acontecido hoje no município. 


ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA MARIA DJALMA ABREU

Prefeitura - Secretária, qual a próxima etapa dessa parceria entre a Secretaria da Agricultura, Embrapa e Sebrae com essas experimentações de cultivares de feijão?

Maria Djalma - Nós estamos aqui hoje muito felizes vendo o resultado da implantação dessa unidade experimental com oito cultivares. A partir de agora nós vamos fazer a colheita, armazenar metodicamente essas sementes e escolher produtores que possam multiplicá-las. A nossa intenção é em 2023 já ter um banco consolidado de sementes melhoradas, resistentes à seca e às pragas, como nós vimos aqui hoje na palestra.



Prefeitura
- Euclides da Cunha perdeu o destaque na produção de feijão, você acredita que podemos recuperar?

Maria Djalma - O feijão vem tendo uma queda muito grande nestes últimos cinco anos em Euclides da Cunha, não estamos mais como o maior produtor da região, mas creio que com esse incentivo agora da Secretaria, da Prefeitura, nós temos como mostrar para o produtor que se ele estiver com tecnologia, preparado com informações, ele vai avançar muito.

Prefeitura - Algum município da região já tem experiência exitosa com essa prática?

Maria Djalma - Nós temos aqui um exemplo grande que é Paripiranga, que elevou muito o nível de produção e é alto demais comparado ao que nós temos. Para uma comparação rápida, se a gente colhe oito sacos por tarefa, eles estão colhendo até 22 sacos em uma área de mesmo tamanho. E nós temos o mesmo solo, o mesmo clima, então a gente precisa melhorar consideravelmente a questão da produção de grãos no nosso município. 



Prefeitura
- Como produtora e secretária, qual é a sua avaliação do que foi visto hoje aqui?

Maria Djalma - Dentro do que foi mostrado, as variedades, eu já identifico, na minha cabeça, para aonde vai, cada comunidade. Nós temos a primeira variedade aqui, que é o realce [BRSMG Realce], que ele vai pra aquele produtor que não tem condição de adubar com quantidade, é uma cultivar mais resistente à seca, então é aquele produtor da agricultura familiar, é aquele produtor que é assistido pelo Garantia Safra, que está na Secretaria o tempo todo com a gente, que não pega financiamento porque a área dele é muito pequena, mas que ele precisa ter uma produção qualificada, mesmo que seja para armazenar para sua subsistência e o excedente ele vender. Então, cada variedade aqui é identificada com a sua especificação, umas resistentes a pragas, outras com maior elevação, com maior produtividade, outras precoces... feijão que com 60 dias você planta e você colhe. Isso é uma novidade muito grande para a gente.

Leia Também

sábado, 14 de dezembro de 2024
Euclides da Cunha inaugura o Natal Encantado do Sertão, a maior e mais bonita decoração natalina da região

Na noite desta sexta-feira (13 de dezembro), Euclides da Cunha brilhou de forma especial com a...

terça, 10 de dezembro de 2024
Secretaria de Agricultura reúne produtores familiares para mapear produtos disponíveis para a alimentação escolar

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, a Secretaria de Agricultura de Euclides da Cunha promoveu uma...

quinta, 05 de dezembro de 2024
Audiência Pública debate concessão dos serviços de água e esgoto em Euclides da Cunha

Na última quarta-feira, 04 de dezembro, a Prefeitura de Euclides da Cunha realizou uma Audiência...

quarta, 13 de novembro de 2024
Prefeitura discute com ambulantes, feirantes e lojistas reestruturação das calçadas e becos da cidade

A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Indústria, Comércio,...

quinta, 07 de novembro de 2024
Biblioteca de Euclides da Cunha recebe doação de livros de escritoras euclidenses

A Biblioteca Pública Municipal de Euclides da Cunha recebeu nesta quarta-feira, 06 de novembro, 10...

quinta, 07 de novembro de 2024
Euclides da Cunha participou da Expedição pelo Sertão e Raso da Catarina para explorar atrativos com potencial turístico

De 30 de outubro a 1º de novembro, uma expedição com representantes dos municípios de...

Vídeos

Expedição pelo Sertão e Raso da Catarina. Todos juntos pelo desenvolvimento do turismo na região. Euclides da Cunha presente!

Informativo

Cadastro editais de chamamento público para seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo)
Inscrições de Projetos Lei 195/2022 – Paulo Gustavo Período de 21 de setembro à 19 de outubro 2023

PRORROGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO:

Fotos