quarta, 19 de outubro de 2022 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Muita gente não sabe ou mesmo nem imagina, mas é de Euclides da Cunha que sai a maior produção de mel da região. Pelo levantamento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, são mais de 80 toneladas do produto extraídas anualmente, mas a produção é computada como sendo de outros municípios.
Isso acontece porque apicultores de Tucano, Cícero Dantas e Ribeira do Pombal, por exemplo, trabalham com a apicultura migratória, ou seja, os apiários estão instalados nas terras euclidenses. “Euclides da Cunha tem a maior e melhor área para a produção de mel de qualidade da região, mas os números são oficializados como sendo de fora. Isso começa a mudar com o processo de mobilização e capacitação dos apicultores locais para organização da cadeia produtiva euclidense, e muito em breve com o início do beneficiamento do produto aqui mesmo no município”, explica a secretária municipal da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Maria Djalma Abreu.
E é com o objetivo de mostrar os avanços, promover capacitação continuada e apresentar experiências com a apicultura que será realizado no dia 10 de novembro o II Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Semagri, e o Sebrae.
Um dia completo de atividades voltadas ao apicultor, tudo com o objetivo de gerar trabalho, renda e preservação do meio ambiente. O evento vai acontecer no Espaço Ararinha Azul a partir das 08h. Para mais informações, entrar em contato com (75) 99905-4175.
Sobre a 1ª edição do Encontro - Aproximadamente 500 pessoas marcaram presença no 1º Encontro realizado em novembro de 2021. Além de apicultores de 12 comunidades euclidenses envolvidas no projeto SóAPIS, estiveram presentes caravanas de oito municípios baianos.
A saúde de Euclides da Cunha recebeu um reforço importante: uma nova ambulância foi entregue ao...
A Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início na...
Nos dias 28 e 29 de julho, foi realizada, no Teatro Antonieta Xavier no colégio CETEP, a 8ª...
Na última sexta-feira (25), a Prefeitura de Euclides da Cunha através, da Secretaria de...
A Prefeitura de Euclides da Cunha e o Conselho Municipal de Educação realizaram nesta...
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta...