quarta, 05 de maio de 2021 | Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae e a Embrapa - Arroz e Feijão, realizou nesta terça-feira (05) uma palestra capacitante sobre voltada, principalmente, para produtores de grãos de Euclides da Cunha.
Os temas principais abordados no encontro foram o sistema de produção de feijão-comum para a região Nordeste, manejo sustentável do inseto mosca-branca e o vírus do mosaico dourado, que também ataca o pé de feijão.
Para tratar sobre estes temas, a Secretaria trouxe o Dr. Luís Claudio de Faria, mestre em agronomia e doutor em genética e melhoramento de plantas, além de atual pesquisador da Embrapa – Arroz e Feijão. Dentre os pontos destacados, ele chamou a atenção para a importância de se ter uma semente de qualidade, sendo fundamental na obtenção de uma boa lavoura. "É importante saber a origem das sementes", afirmou. Ele também apresentou a melhor técnica usada atualmente para o plantio de lavouras que utilizam o sistema solteiro (apenas uma cultura).
Outro tema que despertou a curiosidade dos participantes é o melhoramento genético de um feijão-comum, com produção mais precoce e maior rendimento na colheita, além de ser mais resistente a pragas.
Antônio Tavares Filho é produtor nas localidades de Oiteiro e Ruilândia. Em função do resultado ruim da lavoura em 2020, ocasionado pela presença da mosca-branca e o excesso de chuva e mofo, ele mudou os planos para a safra deste ano. “Este ano eu não pretendo plantar feijão em função dos problemas que tivemos no ano passado. Vou plantar somente milho. A gente tem que trabalhar para produzir e ter lucro”, relata. Segundo ele, “a falta de informação ajuda também a gente a recuar”.
E foi justamente a falta de informação que o levou a marcar presença na capacitação. “Este tipo de evento nos traz uma tranquilidade maior, a começar pelo preparo do solo. No passado, a gente trabalhava muito aqui de forma aleatória, sem um certo conhecimento técnico, e esse diferencial é muito grande”, avalia.
Ao citar a experiência de Paripiranga, município que está mais avançado em técnicas de produção, Antônio reforçou a importância da palestra. “Esses eventos fazem com que a gente aprenda novas tecnologias, a lidar com sementes selecionadas, com maquinário. Este tipo de evento abre nossos olhos, porque a gente precisa mudar e nos profissionalizar. Hoje, por exemplo, eu ouvi falar, pela primeira vez, em feijão com tratamento, com alta produtividade, que é o que a gente precisa trazer para aqui”.
A experiência de Paripiranga mencionada por Antônio foi apresentada no evento pelo produtor, engenheiro agrônomo, técnico em agronegócio e secretário de Agricultura do município, Maiky Pereira. Convidado da Secretaria, ele falou sobre a experiência por lá com a produção de milho com qualidade e produtividade, tirou diversas dúvidas dos participantes e deixou dicas importantes de processos produtivos que podem ser adotados em Euclides da Cunha para melhoramento da produção.
Segundo a secretária municipal da Agricultura, Maria Djalma, a ideia é promover mais encontros entre produtores, estudantes e técnicos, e montar uma grande rede articulada, além de possibilitar a assessoria continuada do Dr. Luís Claudio de Faria a estes membros da rede. “Este é um momento ímpar para Euclides da Cunha porque a situação é séria. A gente precisa tentar encontrar uma alternativa, ou com estes experimentos ou contornando estas barreiras, mas não podemos ignorar”, disse.
Quem também marcou presença foi o vice-prefeito Rubenilson Campos. Ele destacou a importância do encontro. “A agricultura é uma engrenagem importante na nossa economia, tanto a agricultura familiar quanto o agronegócio. Nós temos uma terra muito propícia à plantação de feijão e milho, mas, infelizmente, a gente a subutiliza, até por falta de conhecimento, de parcerias”, lembrou, ele que também é produtor de grãos no município.
A plateia, limitada a 50 pessoas, contou também com a presença de estudantes de agronomia e técnicos. Também estavam por lá Cláudio Vieira, gestor do Sebrae Euclides da Cunha, Wesley e Vinicius Abreu, gerente e gerente de negócios do BNB, respectivamente.
A Prefeitura de Euclides da Cunha publicou na noite desta segunda-feira (07) o resultado final dos...
Nesta sexta-feira (04), a Prefeitura de Euclides da Cunha, em parceria com a Polícia Rodoviária...
A Prefeitura de Euclides da Cunha divulgou nesta sexta-feira (04) o resultado preliminar do...
Após quatro dias de intensa programação, o Arraiá do Cumbe se despediu em grande estilo,...
Nesta sexta-feira (13), às 9h, será inaugurada a nova rodoviária de Euclides da Cunha, mais...
A Prefeitura de Euclides da Cunha, em parceria com as secretarias municipais de Assistência e...